Início > Receitas > Bolo de panna cotta
print

Bolo de panna cotta

Branco como a neve, rosa como a framboesa e duplamente cremoso e saboroso para desfrutar.

Quem disse que a panna cotta é apenas uma sobremesa? Na nossa receita, o delicioso creme converte-se num bolo grande com uma base de muesli crocante e chocolate branco. E por cima? Utilizamos morangos frescos!

Ingredientes

Para 16 pessoas
   200 gramas de muesli crocante
   50 gramas de manteiga
   100 gramas de chocolate branco
   1 vagem de baunilha
   125 gramas de açúcar
   1 litro de natas para bater
   10 folhas de gelatina
   1 pacote de estabilizante de natas
   300 gramas de framboesas frescas ou congeladas (como alternativa: misture morangos com frutos silvestres ou frutos vermelhos)
   Papel vegetal da Albal®
   Sacos de congelação da Albal®
   Sacos multiusos Zipper® da Albal®
Preparação
Preparação 45 min. Geladeira 4 horas
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Modo de fazer

  1. Coloque as framboesas congeladas numa tigela para descongelar. Forre a base da forma (Ø 26 cm) com papel vegetal da Albal®. Coloque o muesli crocante num saco multiusos Zipper® da Albal®, feche o saco e desfaça o muesli utilizando um rolo. Derreta 50 gramas de manteiga e retire do lume. Em seguida, pique 100 gramas de chocolate, junte à manteiga e mexa até derreter. Depois misture com o muesli desfeito e coloque na forma espalhando na base. Pressione firmemente a base com as mãos ou o dorso de uma colher de sopa e deixe no frigorífico enquanto continua a trabalhar na restante receita.
  2. Corte a vagem de baunilha em comprimento e retire as sementes do interior. Coloque as sementes e a vagem numa panela com 125 gramas de açúcar e 700 ml de nata, deixando ferver enquanto mexe. Cozinhe em lume brando durante 10 minutos, mexendo ocasionalmente com uma batedeira.
  3. Entretanto, coloque de molho 4 folhas de gelatina numa tigela com água fria durante 10 minutos. Retire o creme do lume e deixe arrefecer um pouco. Retire a vagem de baunilha e coloque 300 ml de nata numa segunda tigela. Escorra a gelatina e acrescente ao creme que reservou. Deixe arrefecer durante 45-60 minutos até que a mistura comece a solidificar, mexendo de vez em quando. Quando a mistura de panna cotta começar a espessar, pode continuar a receita.
  4. Bata 300 ml de nata até que endureça. Para tal, bata primeiro ligeiramente a nata e, em seguida, verta o pacote de estabilizante de natas e continue a bater até obter uma textura consistente. Acrescente metade do creme de panna cotta, continue a bater com cuidado e deixe arrefecer. Arrefeça a restante nata batida. Junte o creme à base crocante e arrefeça o bolo durante 60 minutos.
  5. Coloque de molho 6 folhas de gelatina em água fria durante 10 minutos. Triture as framboesas, passando por um coador para retirar as sementes (se desejar). Escorra a gelatina e aqueça numa panela com o restante creme de panna cotta, mexendo até que a gelatina se dissolva. Misture com as framboesas trituradas e junte a restante nata batida. Espalhe o creme de framboesas sobre o creme branco. Refrigere o bolo de panna cotta durante duas horas e deixe repousar.
  6. Desenforme o bolo de panna cotta e decore com morangos frescos e hortelã.

O melhor para as sobras

Cubra as sobras do bolo com película aderente da Albal® e congele. Quando for consumir as sobras, descongele.

Além disso, as porções podem ser congeladas individualmente em sacos de congelação da Albal®. À temperatura ambiente, o tempo de descongelação diminui para cerca de 2 horas.

Receita Albal® Bolo de panna cotta com framboesa nas natas e morangos em cima e papel vegetal Albal®

Receitas relacionadas

Quem não gosta de um doce?

Escolha os seus frutos secos favoritos e mãos à obra!

Andas à procura de uma receita de um doce de Páscoa delicioso que seja perfeito para toda a família ou para levares contigo para o almoço de Páscoa?