Início > Tips & Tricks > Congelar ovos de forma correta
print

Congelar ovos de forma correta

Os pasteleiros certamente estão familiarizados com esta dica: o bolo está no forno e sobrou uma clara ou uma gema de ovo. Sim, claro que sim. A congelação é uma solução possível.

Quem diria, os ovos, as claras ou as gemas também podem ser congelados e, desta forma, ter uma maior vida útil. Partilhamos algumas dicas e conselhos sobre quanto tempo duram e como congelar ovos passo a passo.

17. Maio 2021, 00:00 Uh

O que precisa para congelar ovos:

Sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® da Albal®

Tigela

Garfo ou batedeira

e, evidentemente, os ovos

Congelar ovos – passo a passo:

1. Ovos - crus, com casca ou cozidos?  

Infelizmente, os ovos crus com casca não se podem congelar. O líquido do ovo aumentaria durante a congelação e isto faria com que explodisse. Também não se recomenda congelar ovos cozidos. Estes perdem o sabor e adquirem uma consistência estranha, tornando-se elásticos e duros.

Mas as claras ou as gemas de ovo podem ser congeladas sem qualquer problema. E, evidentemente, os ovos crus sem casca também podem ser congelados.

2. Prepare os ovos

Se quiser congelar a clara ou a gema crua do ovo, basta colocá-la num saco de congelação adequado. Também é possível congelar os ovos batidos com um garfo ou uma batedeira.

De qualquer modo, deve anotar no saco de congelação quantos ovos este tem. Isto ajudar-nos-á a relembrar a quantidade de ovos, mesmo que passem algumas semanas.

Assim que os ovos batidos, as claras ou as gemas já estiverem prontos, coloque-os em Sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® da Albal®, tirando o ar que sobrar e feche-os hermeticamente. Os ovos estão prontos a congelar.

3. Vida útil dos ovos no congelador

Os ovos podem ser conservados no congelador até oito meses, as proteínas até dez meses. Para nos certificarmos de que os ovos não ficam esquecidos no congelador, a aplicação Foodsaver da Albal® lembrar-nos-á até que data os podemos consumir.

4. Consumir ovos congelados

 

O melhor é descongelar os ovos no frigorífico. Desta forma, manter-se-ão frescos. Posteriormente, e depois de descongelados, use-os como habitualmente, quer seja para bolos e bolachas, para uns bons ovos mexidos ou para uma tortilha.

Dicas Albal®: Ovos na mesa e tortilha no saco de congelação hermético Ultra-Zip da Albal®.
Dicas Albal®: Ovos na mesa e tortilha no saco de congelação hermético Ultra-Zip da Albal®.

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Cortaste demasiada cebola ou tens cebolas em casa que estejam prestes a estragar-se? Congela-as! Além de sustentável, também é prático. Nós mostramos-te a melhor maneira de congelar cebola.

A curgete é muito versátil e fica deliciosa recheada, em creme, salteada ou cortada em espiral como esparguete. Se comprou demasiada curgete, congele-a antes que se estrague!

Prepara uma sopa de legumes que aquece a alma. Congela legumes para sopa em apenas alguns passos e, assim, podes usá-los para cozinhar a tua sopa favorita rápido e facilmente.