O que é um balanço de massas do alumínio?

Para contribuirmos para um mundo mais sustentável, nós e os nossos fornecedores de matérias-primas escolhemos uma abordagem de balanço de massas. Esta abordagem promove o uso de alumínio produzido com alumínio pós-industrial sem desperdiçar recursos.

Produção sustentável e com poupança de recursos

Pretendemos fabricar os nossos produtos com alumínio a partir de matérias-primas recicladas, isto é, a partir de resíduos de alumínio pós-industrial. Os fabricantes produzem inventário e nós recebemos a quantidade de que precisamos. No entanto, as quantidades que consumimos são apenas uma parte muito reduzida da capacidade de produção destes fabricantes.

Uso de resíduos pós-industriais para o balanço de massas

No entanto, se os fabricantes quiserem fornecer alumínio reciclado puro, só podem produzir a quantidade encomendada. Isto requereria a construção de fábricas completamente novas ou o encerramento da fábrica entre a produção de alumínio reciclado e não-reciclado. O período de inatividade para uma fábrica destas dimensões poderia rapidamente tornar-se em vários dias ou mais. Neste momento, só são utilizadas pequenas quantidades de alumínio reciclado e também só estão disponíveis pequenas quantidades de resíduos de alumínio adequados. Estas pequenas quantidades não são suficientes para um funcionamento eficiente das fábricas de alumínio dos fabricantes ou para dar vazão à sua capacidade de produção.

Razões para a abordagem de balanço de massas

A abordagem de balanço de massas foi assim implementada para permitir o uso de alumínio pós-industrial sem custos avultados e desperdício de recursos. A abordagem de balanço de massas é um marco importante na jornada rumo à economia circular.

Etapas no processo de abordagem de balanço de massas

Quando pretendemos usar alumínio reciclado para os nossos produtos, encomendamos a quantidade correspondente ao fabricante. Depois, o fabricante compra as matérias-primas alternativas necessárias e usa-as para produzir alumínio. O truque é que as “nossas” matérias-primas são misturadas com as matérias-primas normais e depois são usadas para a produção. Assim, o fabricante produz um alumínio que é parcialmente reciclado e parcialmente novo. Como tudo é produzido em conjunto na fundição, o alumínio não pode ser separado posteriormente porque todo o material tem exatamente o mesmo aspeto.

O método de balanço de massas

Por isso, não sabemos se o papel de alumínio que temos nas nossas mãos foi fabricado com alumínio novo ou reciclado. Só sabemos que a quantidade correspondente de alumínio pós-industrial reciclado foi usada e está a ser utilizada algures no mundo. Talvez nos nossos produtos. Este processo chama-se balanço de massas.

Promoção de processos de produção amigos do ambiente

Trabalhamos continuamente para tornarmos os nossos produtos mais sustentáveis e amigos do ambiente. Acreditamos que atualmente a abordagem de balanço de massas é única forma de o fazer e é uma ótima oportunidade para aliar a sustentabilidade à qualidade habitual dos nossos produtos. Esperamos que a investigação em curso e o aumento da procura de processos de fabrico e materiais alternativos resulte noutras soluções para além da abordagem de balanço de massas.

O uso da abordagem de balanço de massas para a Albal®

A Albal® também tem uma abordagem de balanço de massas e está ativamente empenhada no uso sustentável de recursos utilizando recursos alternativos no fabrico de produtos. O nosso objetivo é usar apenas recursos reciclados ou renováveis no fabrico de embalagens e produtos Albal® até 2025 para eliminar quase completamente fontes fósseis.

Produtos sugeridos