O que são queimaduras causadas pelo frio nos alimentos?

Ouvimos referir muitas vezes as queimaduras causadas pelo frio nos alimentos, mas a que se refere exatamente a queimadura causada pelo frio e como se pode prevenir? Quando aparecem zonas secas nas pontas dos alimentos congelados, isto designa-se queimadura causada pelo frio. A queimadura causada pelo frio acontece frequentemente se a embalagem não for adequada para congelação e permitir que o ar entre em contacto com os alimentos.

As flutuações de temperatura e o armazenamento incorreto também podem provocar queimaduras causadas pelo frio. Quando a superfície dos alimentos congelados aquece, a água evaporase e depois volta a congelar, formando cristais de gelo na embalagem ou no próprio alimento.

Os alimentos com queimaduras causadas pelo frio normalmente podem ser consumido sem risco - muitas vezes, basta cortar as zonas afetadas, mas não são muito apetitosos e perdem o seu sabor. No entanto, se for utilizada a embalagem adequada, a queimadura causada pelo frio não chega a ocorrer, mantendo-se os alimentos congelados sempre frescos e deliciosos.

Evitando a queimadura causada pelo frio e tratando-a corretamente, contribuise para a conservação dos recursos na utilização dos alimentos.

Prevenir eficazmente as queimaduras causadas pelo frio nos alimentos

Para evitar as queimaduras causadas pelo frio nos alimentos, o correto armazenamento é particularmente importante para que os alimentos apenas percam líquido.

Também é importante certificar-se de que a embalagem tem a menor quantidade de ar possível e se ajusta ou adapta da melhor forma aos alimentos. Isto ajuda a manter os alimentos congelados com um aspeto apelativo, fresco e saboroso, mesmo quando se mantêm guardados durante períodos muito prolongados.

A cadeia de frio dos alimentos congelados também deve ter o mínimo de interrupções. Portanto, deve-se assegurar que os produtos refrigerados não se descongelam durante o transporte e que as flutuações de temperatura se mantêm reduzidas.

Evitar a queimadura causada pelo frio na carne e no pão

Manter a carne fresca sem queimaduras causadas pelo frio

Ainda que os alimentos com queimaduras causadas pelo frio, se possam consumir sem qualquer problema, é preferível evitar consumir a carne com estas queimaduras, porque terá perdido frescura e sabor. Para que a carne se mantenha fresca e saborosa por muito mais tempo, recomendamos os sacos de congelação à prova de rasgos da Albal®.

Basta meter a carne no saco, retirar o excesso de ar e fechá-la hermeticamente. Graças à película especial de 3 camadas resistente aos rasgos, a carne fica protegida de forma segura das queimaduras causadas pelo frio. Dependendo do tipo de carne e da temperatura de armazenamento, a carne pode ser utilizada durante vários meses.

Congelar pão sem queimaduras causadas pelo frio 

Para evitar as queimaduras causadas pelo frio, não utilize sacos normais. É preferível usar sacos de congelação especialmente concebidos para tal. Isto é também importante quando se congela pão.

Produtos sugeridos