É prejudicial para a saúde cozinhar ou utilizar o papel de alumínio nos alimentos?

Os alimentos preparam-se frequentemente envolvidos em papel de alumínio e expostos a altas temperaturas. Pode afetar a saúde comer alimentos que tenham estado em contacto com o papel de alumínio? Cozinhar alimentos em papel de alumínio é basicamente seguro. No entanto, há alguns pontos a ter em conta para cozinhar e saborear os alimentos que estão convenientemente envolvidos em papel de alumínio.

Cozinhar e armazenar alimentos com cuidado

As vantagens do papel de alumínio na cozinha são muitas e variadas. Os alimentos podem ser facilmente cozinhados em papel de alumínio. Quer se trate de peixe, carne ou legumes, na grelha ou em papelote, com o papel de alumínio da Albal®, as refeições preparam-se na perfeição e conservam muitos nutrientes que se perderiam se se cozinhasse sem usar papel de alumínio

O papel de alumínio também é ideal para armazenar alimentos: ao cobrir as taças com papel de alumínio ou envolver os alimentos no mesmo, evita-se que os alimentos sequem e percam nutrientes. Isto mantém os alimentos frescos durante mais tempo e evita o desperdício.

O papel de alumínio é um ajudante versátil indispensável em qualquer cozinha. No entanto, há alguns pontos a ter em conta relativamente a esta ajuda integral para a cozinha. Explicamo-los em seguida.

Evite cozinhar alimentos ácidos e salgados em papel de alumínio

Os alimentos ácidos e salgados são um caso especial quando se utiliza papel de alumínio. Se estes alimentos entrarem em contacto com o papel de alumínio, este pode perder a cor de forma visível e o alumínio pode soltar-se. Como resultado, pode passar um pouco mais de alumínio do que o habitual para os alimentos

Ainda que o alumínio se encontre de forma natural em muitos alimentos, uma quantidade excessiva pode ser prejudicial para a saúde.

Quando se usa papel de alumínio para envolver e cozinhar alimentos, deve garantir-se que os alimentos não são salgados ou ácidos. Por exemplo, o peixe em sumo de limão não deve entrar em contacto com o papel de alumínio.

Ao preparar alimentos como carne ou legumes na grelha ou assados, isto significa simplesmente salgar a comida depois de a cozinhar. Fazê-lo assim é uma forma fácil de evitar eventuais riscos.

A película aderente da Albal® é uma excelente alternativa para armazenar alimentos salgados ou ácidos. Mantendo-os frescos, sem qualquer risco.

Quanto alumínio se pode absorber sem risco?

Mas, na verdade, a pergunta continua a ser - Quanto alumínio pode absorver uma pessoa sem risco?

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar recomenda que não se ingira mais de um miligrama de alumínio por semana e por kilograma de peso corporal. Portanto, se o peso de uma pessoa for de 70 kg, não deve ingerir mais de 70 miligramas de alumínio

Esta quantidade só se ingeriria se se utilizasse papel de alumínio com alimentos particularmente ácidos ou salgados, uma vez que estas substâncias podem libertar alumínio do papel através de uma reação química. Se se evitar esse tipo de alimentos, não se colocam quaisquer problemas

Todos os outros alimentos podem envolver-se e cozinhar-se em papel de alumínio de forma bastante segura, uma vez que não libertarão níveis prejudiciais de alumínio do papel. Assim, não há nada que impeça de preparar deliciosos alimentos envolvendo-os e cozinhando-os em papel de alumínio no futuro.

Produtos sugeridos