Início > Promotions > Iniciativa Save Food da Albal®

Iniciativa Save Food da Albal®

Pela conservação de alimentos

27. Novembro 2014, 16:00 Uh

OS ESPANHÓIS DESPERDIÇAM 11 MIL MILHÕES DE EUROS EM COMIDA POR ANO

O estudo europeu Save Food da Albal® sobre desperdício de alimentos que cada espanhol manda fora quase 36 kg de comida por ano.

Imagine a seguinte situação: Está na caixa do supermercado a guardar as suas compras depois de as pagar e, em vez de meter os alimentos em sacos, mete-os diretamente no balde do lixo. Parece absurdo, mas é o que ocorre diariamente nos lares de toda a Europa.

Em média, deitamos fora cerca de 20% da comida que compramos. Em Espanha, isto significa 2,9 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados por ano. E que cada espanhol deita para o lixo mais de 250 € em alimentos por ano. E o dado mais alarmante: grande parte dos alimentos que deitamos fora podia ser consumida e saboreada com melhor planificação, armazenamento e gestão.

É hora de POUPAR COMIDA – e a Albal® toma a iniciativa de propor soluções simples. Juntamente com a organização humanitária internacional Acción contra el Hambre, a Albal® quer aumentar a sensibilização dos cidadãos para os ajudar, através de conselhos práticos e soluções inteligentes, a reduzir o desperdício de alimentos.

A nossa atitude relativamente aos alimentos mudou drasticamente desde os tempos dos nossos avós. Naquele tempo, toda a gente se opunha a desperdiçar qualquer tipo de alimento. Com o passar dos anos, fatores como a descida dos preços e o crescimento do número de estabelecimentos de alimentações rápidas contribuíram para fomentar a cultura de "deitar fora". Atualmente, a atitude predominante relativamente aos alimentos parece ser muito mais despreocupada, até ao ponto em que, não sabendo o que fazer com as sobras, acabamos por deitá-las no lixo.

Números preocupantes sobre Desperdício de alimentos na Europa*

Um inquérito recente a nível pan-europeu, realizada pela Albal® em sete países, revela dados surpreendentes relativamente aos alimentos desperdiçados nos lares europeus*.

  • Mais de 20% do gasto alimentar na Europa está associado a alimentos que são deitados ao lixo.
  • Anualmente, desta proporção de alimentos desperdiçados, mais de 50%, em média, é evitável. Por outras palavras, estes alimentos podiam ter sido consumidos com melhores planificação, conservação e armazenamento.
  • Aproximadamente, 30% da comida embalada vai parar ao lixo sem ter sido aberta e sem tocar nos alimentos.
  • O maior desperdício ocorre em frutas e legumes frescos. Cerca de 50% dos alimentos desperdiçados são frutas e legumes, seguidos de sobras procedentes de pratos cozinhados em casa e/ou de refeições rápidas.

Parte do problema resulta, em grande medida, da maioria dos consumidores não ter consciência da quantidade de alimentos que deita fora. Muitos estão convencidos de que não desperdiçam comida, apesar de a realidade não ser essa, já que cada espanhol deita fora quase 63 kg de comida por ano, o que, em muitos casos, significa o peso do seu próprio corpo. Em Espanha, os consumidores estimam que a sua percentagem de desperdício é de 4%, quando na realidade o número se situa nos 18%.

A Albal® toma a iniciativa

Para sensibilizar e incentivar os consumidores a agirem de forma mais consciente e a conservarem melhor os seus alimentos, a Albal® criou a iniciativa pan-europeia chamada: SAVEFOOD. A iniciativa, em colaboração com a organização humanitária internacional Acción contra el Hambre, tem por objetivo apoiar os consumidores nos seus esforços para poupar mais comida, oferecendo conselhos práticos para ajudar as pessoas a tirarem o máximo partido dos alimentos que compram e, dessa forma, a desperdiçar o mínimo possível. O essencial é planificar melhor as refeições, utilizar alimentos que já tem no frigorífico antes de comprar mais, ou melhorar a nossa capacidade de avaliar o tamanho das porções.

Por que motivo desperdiçamos alimentos

  • As causas mais comuns do desperdício de comida são a planificação e o armazenamento incorretos.
  • Cerca de dois terços dos consumidores não planificam as refeições com antecedência para a semana seguinte, sendo assim habitual comprar mais do que o necessário na loja. A maioria de nós não consegue resistir perante a crescente variedade de produtos alimentares, o que nos leva a comprar, frequentemente, mais do que podemos consumir.
  • A atrativa apresentação dos produtos e as ofertas especiais também desempenham o seu papel, incentivando os consumidores a acrescentar artigos ao carrinho de compras que não tinham originalmente nas suas listas. O resultado é uma abundância de comida que acaba por se converter em alimentos desperdiçados em casa.
  • Ao chegar a casa, muitos consumidores simplesmente não guardam a comida da forma mais adequada, o que faz com que os alimentos frescos se estraguem antes do tempo.
  • Além disso, cozinhamos e preparamos demasiada comida, o que faz com que as sobras sejam a segunda maior categoria de alimentos desperdiçados. A nossas avós transformavam-nas em magia culinária, nós atiramos a toalha. A maioria das pessoas simplesmente não sabe o que fazer com as sobras e, por isso, deitam-nos ao lixo.

Faça a promessa de POUPAR COMIDA e vamos mudar a situação

Apesar de tudo o que diz respeito ao desperdício de alimentos ter vindo a ganhar relevância na agenda pública nos últimos anos, parece-nos óbvio que são necessários esforços claro para produzir uma mudança significativa nos comportamentos dos consumidores. Mas nem tudo são más notícias: Os resultados do estudo da Albal® indicam que as pessoas, quando tomam consciência do problema do desperdício de alimentos, estão dispostas a tomar medidas.

Cerca dos 90% dos inquiridos concorda em que um comportamento mais consciente do consumidor poderá reduzir a quantidade de desperdício de alimentos. A grande maioria dos consumidores tem consciência de que reduzir o desperdício depende de uma melhor planificação. Consequentemente, 60% dos espanhóis queira receber mais informações sobre o armazenamento adequado de alimentos para os manter frescos durante mais tempo.

A longo prazo, o que pretendemos é que todos deixem de desperdiçar e comecem a conservar bem a comida. Por isso, não desperdice mais tempo nem comida – visite https://facebook.com/albal.es e faça a promessa de POUPAR COMIDA!

Acerca do estudo da SAVE FOOD

  • O estudo da SAVE FOOD é o primeiro estudo pan-europeu realizado sobre o desperdício de alimentos em lares particulares. Realizado em sete países, o estudo da Albal® revela dados surpreendentes sobre o desperdício de alimentos nos lares europeus.
  • O inquérito foi realizado de janeiro a março de 2011 em duas fases:
    1. Estudo quantitativo sobre Usos e Hábitos para determinar atitudes e comportamentos autorreconhecidos em relação a hábitos de armazenamento, elaboração e eliminação de alimentos em lares particulares,
    2. Um diário de 7 dias com informação diária sobre o desperdício de alimentos para estabelecer o comportamento real relativamente ao desperdício de alimentos. Os dados dos diários foram combinados com dados estatísticos relativos ao volume e ao valor total de compras de alimentos obtidos de fontes públicas.
  • Os resultados são baseados num total de 500 inquiridos que responderam na Alemanha. França e Espanha (representativos da população total, segundo critérios de: tamanho do agregado familiar, tamanho da comunidade, região e tipo de habitação).
  • Nos casos da Suécia, Bélgica, Rússia e Áustria, responderam 1000 pessoas de cada país (representativas da população online) através de sondagens da opinião pública. Os resultados foram combinados e a sua escala foi adaptada em relação às conclusões retiradas do estudo de Usos e Hábitos e o diário na Alemanha, França e Espanha.

Todos os dados do estudo foram apresentados pela Cofresco®, em colaboração com a empresa de investigação TheConsumerView GmbH, Bremen, Alemanha.

Ecoponto verde e peluche happy amarelo

Isto também lhe poderá interessar

Use papel de alumínio da Albal®!

Congelar abóbora: conservar o legume de outono por mais tempo. No outono, a abóbora está sempre no topo da nossa lista de compras.

Use papel de alumínio da Albal®!