O que é o balanço de massas?

Com o objetivo de contribuir para um mundo mais sustentável, escolhemos juntamente com os nossos fornecedores de matérias-primas o método de “balanço de massas”. Esta abordagem promove o uso de plásticos fabricados com matérias-primas renováveis ou recicladas sem desperdiçar recursos.

Produção sustentável e com poupança de recursos

Queremos fabricar os nossos produtos com plástico proveniente de matérias-primas renováveis ou recicladas, por exemplo com plástico de origem biológica. Este plástico não é produzido especialmente para nós: os fabricantes produzem os seus stocks e nós obtemos os que precisamos. No entanto, as quantidades de que precisamos constituem uma parte muita pequena da capacidade de produção destes fabricantes que dispõem de instalações de produção integradas, complexas e interligadas.

Uso de plásticos de origem biológica para o balanço de massas

Na verdade, se os fabricantes quiserem fornecer plásticos puros de origem biológica, apenas podem produzir a quantidade que lhes é encomendada. Isto iria exigir a construção de unidades de produção completamente novas ou o encerramento e limpeza da unidade de produção entre a produção de plásticos de origem biológica e de origem fóssil. O tempo de inatividade de uma unidade de produção deste tipo pode chegar facilmente a uma semana ou mais. Na atualidade, os plásticos de origem biológica apenas se utilizam em pequenas quantidades e tanto a construção de uma nova unidade de produção como o encerramento, incluindo a limpeza, teriam de ser atribuídos financeiramente a estas pequenas quantidades. E esta opção acaba por não ser sustentável.

Motivos para a abordagem do balanço de massas

Por este motivo, foi introduzida a abordagem do balanço de massas, para permitir o uso de plásticos de origem biológica sem que os custos aumentem e sem que os recursos sejam desperdiçados. A abordagem do balanço de massas é um marco importante no caminho para uma economia circular de origem biológica.

Passos do processo na abordagem do balanço de massas

balanço de massas Albal®

Quando queremos utilizar plásticos de origem biológica para os nossos produtos, pedimos a quantidade correspondente ao nosso fabricante. O fabricante compra as matérias-primas alternativas necessárias e utiliza-as para a produção de plásticos. A “”nossa” matéria-prima é combinada com a matéria-prima de origem fóssil e utilizada para a produção. Deste modo, o fabricante produz um plástico que é em parte de origem biológica e em parte de origem fóssil. Dado que tudo se produz em conjunto em grandes reatores, o plástico não se pode distinguir depois porque o material resultante é exatamente igual em termos de aspeto.

O método do balanço de massas

Portanto, não temos como saber se a película aderente ou o saco de congelação que temos nas mãos foi fabricado com plástico de origem biológica ou fóssil. Apenas sabemos que a quantidade equivalente de plástico de origem biológica é utilizada e está a ser utilizada em algum lugar do mundo. Talvez nos nossos produtos. Este processo é chamado balanço de massas.

Promover processos de fabrico amigos do ambiente

Trabalhamos constantemente para que os nossos produtos sejam mais sustentáveis e amigos do ambiente. Acreditamos que a abordagem do balanço de massas é atualmente a única maneira de o fazer e representa uma grande oportunidade para combinar a sustentabilidade e a qualidade habitual nos nossos produtos. Esperamos que a investigação contínua e o aumento da procura de materiais e processos de fabrico alternativos, no futuro, conduzam a soluções que vão além da abordagem do balanço de massas.

O uso da abordagem do balanço de massas para a Albal®

A Albal® também adota a abordagem do balanço de massas e compromete-se ativamente com o uso sustentável dos recursos, mediante a utilização de recursos orgânicos residuais no fabrico dos seus produtos. O nosso objetivo para 2025 é utilizar apenas recursos reciclados ou renováveis no fabrico dos produtos e embalagens da Albal®, de modo a eliminar quase por completo as fontes fósseis.

Produtos fabricados utilizando recursos orgânicos

Em seguida, apresentamos um resumo geral dos produtos da gama Albal® que podem ser fabricados a partir de recursos orgânicos e em que quantidades. Trata-se de um processo contínuo, uma vez que as composições existentes são minuciosamente revistas e, em alguns casos, é necessário alterar as cadeias de fornecimento e os processos de produção para converter gradualmente todos os produtos da Albal® em recursos reciclados ou renováveis.

Produtos sugeridos